• Branca ícone do YouTube
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
Imagem de fundo.jpg

1º SIMPÓSIO
FÉ & CIÊNCIA

Amigas

ou

inimigas?

17 à 19 de Março

PALESTRANTES

eu 2021.jpg

Marcos Eberlin

Atualmente é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massa (BrMASS) e da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (TDI BRASIL).

Graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas na Universidade de Purdue, EUA (1989-1991). Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP onde atuou como Professor Titular e fundou e coordenou por 25 anos o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas (http://thomson.iqm.unicamp.br). É também professor e coordenador do Centro de Pesquisas em Ciências, Fé e Sociedade – Discovery-Mackenzie – da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Desde 2002 é membro da Academia Brasileira de Ciência e em 2005 foi nomeado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Recebeu em 2002 o Prêmio Acadêmico Zeferino Vaz (2002), em 2008 o Prêmio Scopus-Capes por excelência em publicações, e em 2016 a Medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massa (IMSF), o maior honraria conferida a espectrometristas de massas.

 

Foi vice-diretor do Instituto de Química da UNICAMP (1998-2002) e presidente por dois mandatos (2009-2014) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). Atualmente é diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massa (BrMASS) e da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (TDI BRASIL). É também editor do Journal of Mass Spectrometry (JMS-Willey).

 

Já supervisionou cerca de 200 mestres, doutorandos e pós-doutores, hoje espalhados pelo Brasil e pelo mundo como pesquisadores e profissionais. Já publicou cerca de 1000 artigos científicos que receberam mais de 20 mil citações em diversas áreas científicas, como Química, Física, Bioquímica, Biologia, Ciências Forenses, Farmacêuticas, Alimentícias, Veterinárias, Médicas e de Materiais. É defensor e divulgador da Teoria do Design Inteligente e autor do livro – Fomos Planejados: A Maior Descoberta Científica de Todos os Tempos (Editora Mackenzie-2018).

Bacharel (BSc), licenciado e mestre (MSc) em Biologia. Zoólogo, cadastrado no World Directory of Primatologists, com experiência como pesquisador e descrição de novas espécies/gêneros de anfíbios e répteis, além de estudos em áreas como Etologia, Herpetologia, Ecologia Animal, Zoogeografia. Paleontólogo, cadastrado no Directory of Palaeontologists of the World, com experiência como pesquisador, descrição de espécies/gêneros novos de fósseis e estudos em áreas como paleoicnologia de dinossauros brasileiros, entre outras. Ex-diretor científico do Instituto Cearense de Ciências Naturais (ICCN). Especialização em Neuropsicologia, Neurociência Clínica, Nutrigenômica e Nutrigenética, entre outras. Neurocientista, atuando na pesquisa e na área clínica (Psicoterapia, Aconselhamento e Neuroterapia); Fundador e diretor do Instituto Kenosis – Clínica, Terapias e Educação, onde também dirige o NeuroLab – Laboratório de Estudo da Mente, do Cérebro e do Comportamento.

 

Educador, professor universitário de pós-graduações, membro-benemérito da Association of Christian Schools International (ACSI). Autor de livros didáticos e paradidáticos em áreas como: Astronomia; Biologia Celular e Molecular; Ensino de Ciências e Biologia; Embriologia e Histologia; e afins; Perito Judicial em Biossegurança e Biologia Forense. Perito Ambiental – Analista de Riscos e Danos Ambientais. Analista de Inteligência e Contra-Inteligência (ABRAIC); Consultor em Gestão do Conhecimento, tendo sido fundador e vice-presidente do Pólo-CE da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).

 

Um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Design Inteligente (TDI-Brasil). Membro de Sociedades Científicas, como: American Society for Biochemistry and Molecular Biology (ASBMB); Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC); International Mind, Brain and Education Society (IMBES); Global Association for Interpersonal Neurobiology Studies (GAINS); Association for Contextual Behavioral Science (ACBS)
International Stress Management Association (ISMA).

WhatsApp Image 2022-01-27 at 21.47.25.jpeg

Ricardo B. Marques

Bacharel, licenciado e mestre em Biologia. Zoólogo e Paleontólogo. Neurocientista, fundador e diretor do Instituto Kenosis, onde também dirige o NeuroLab – Laboratório de Estudo da Mente, do Cérebro e do Comportamento.

WhatsApp Image 2022-01-27 at 09.40.21.jpeg

Mariana Sá

Mestre e Doutora em Sistemática e Evolução pela UFRN. Pós doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mariana Cavalcante e Almeida Sá, formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela UFPB. Mestre e Doutora em Sistemática e Evolução pela UFRN. Pós doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Áreas de atuação:

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em terapia intensiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.

Formações:

Identificação de fungos. 

Ecofisiologia animal.

Ciências Biológicas.

Atividade biológica dos Liquens.

Doutorado e Pós-Graduação em Sistemática e Evolução

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: RUSSULACEAE EM ÁREAS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, DEPOSITADOS NOS HERBÁRIOS UFRN FUNGOS E JPB

Mestrado em Pós-graduação em Sistemática e Evolução

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: TAXONOMIA E SISTEMÁTICA DE RUSSULACEAE LOTSY EM ÁREAS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Bacharel em Direito (UFC), Mestre em Direito (UFC), Doutor em Sociologia (UFC), Livre Docente em Filosofia (UVA), Bacharel em Teologia (UMESP), Doutor em Ministério (FTML).

 

Pastor da Igreja Batista Moriá em Fortaleza, Professor da Faculdade de Direito da UFC (Graduação, Mestrado e Doutorado).

 

Foi Coordenador dos Cursos de Direito da Unigrande e Unifametro. Autor de vários livros: https://cristianismoeuniversidade.blogspot.com/2014/05/publicacoes-do-dr-glauco-barreira.html?m=1

WhatsApp Image 2022-01-27 at 09.38_edited.jpg

Glauco Barreira

Pastor da Igreja Batista Moriá em Fortaleza, Professor da Faculdade de Direito da UFC (Graduação, Mestrado e Doutorado).

Kelson Outubro 2021.tif

Kelson Mota

Atualmente é o líder do Grupo de Pesquisa em Química Teórica e Computacional (GQTC-CNPq) e coordenador do Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC/UFAM)

O prof. Kelson Mota T Oliveira, é, desde 1992, professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas, na área de Físico-Química, exercendo atividades de ensino e pesquisa no Departamento de Química/ICE-UFAM. É mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), na área de Química Teórica/Mecânica Quântica Molecular.

 

Em sua carreira acadêmica esteve como professor visitante, lotado provisoriamente, no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IQ/UFRGS) no período de 2007 a 2011. Foi o coordenador responsável pela criação do primeiro doutorado em química da Amazônia ocidental e membro da 1a composição do Conselho Superior, que iniciou os trabalhos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado
do Amazonas (FAPEAM).

 

Atualmente é o líder do Grupo de Pesquisa em Química Teórica e Computacional (GQTC-CNPq) e coordenador do Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC/UFAM), e suas pesquisas versam principalmente sobre sistemas porfirínicos, interação estrutura-atividade de fármacos, modelagem de compostos oriundos da flora amazônica com potencial aplicação em doenças parasitárias, cancerígenas e virais, rotas
de síntese prebióticas, evolução química e simulação de biossensores. Mora em Manaus, e divide seu tempo profissional entre orientações no Programa de Pós-Graduação em Química/UFAM, ensino de graduação e em palestras e estudos na área de interface entre fé e ciência. É o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/UFAM) 

 

No campo teológico, foi professor convidado no Seminário Teológico Batista do Rio Grande do Sul, entre 2008 e 2010, responsável pelas disciplinas de Apologética Contemporânea e Tópicos Especiais de Fé e Ciência, exereu a função de palestrante e coordenador de grupos da ABU em São Carlos/SP entre 1995 e 2001, e foi o coordenador do 1° e 2° Encontro da Fé Reformada de Porto Alegre. Publicou dois livros de crônicas sobre o cotidiano evangélico, e atualmente é professor de EBD dos jovens e pregador na Igreja Presbiteriana do Coroado III, em Manaus/AM, onde congrega. Tem dado palestra em tópicos de apologética e fé e ciência em várias cidades do Brasil. É vice-presidente da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI-Brasil).  É casado há vinte e três anos com uma linda nikkey, Elaine Harada T Oliveira, e tem duas filhas adolescentes, alegres e curiosas, Mitca e Naomi.

PhD em Antropologia Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais,
graduado e licenciado em Ciências Biológicas. Possui experiência nacional e
internacional em investigações acadêmico-científicas, consultoria empresarial e ensino
das relações entre seres humanos e natureza, em especial, pelos olhares da
Antropologia Ambiental e da Ecologia Política.

Professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC Rio. PhD em Antropologia pela Indiana University (EUA), Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais. Especialista em Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais pelos olhares da Antropologia Ambiental e Ecologia Política. Interesse em temas ligados à conservação e degradação da natureza; movimentos ambientais; discursos ambientais e desenvolvimentistas; efeitos ambientais e sociais combinados de políticas e práticas de mercados sobre populações locais, tradicionais e paisagens. Relações entre pobreza, riqueza e meio ambiente; conexões entre religiões, espiritualidades e meio ambiente.

Doutorado em Antropologia

2005 - 2012

Indiana University
Título: Nature Conservation, Ethnic Identity and Poverty: the case of a quilombola community in Sao Paulo, Brazil

Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais

2001 - 2003

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Funcionalidade ecológica da Mata Atlântica no Maciço da Pedra Branca

s200_rodrigo_edited.jpg

Rodrigo Penna-Firme

PhD em Antropologia Ambiental, Mestre em Ciências Ambientais e Florestais,graduado e licenciado em Ciências Biológicas.

19H - BOAS VINDAS
19:05 - LOUVOR
19:20 - PR. JAIDSON ARAÚJO

19H - ABERTURA
19:05 - LOUVOR
19:20 - KELSON MOTA
20:10 - INTERVALO / LIVRARIA
20:40 - RODRIGO PENNA-FIRME

SEXTA 18/03

Simpósio Fé & Ciência
programação

QUINTA 17/03

SÁBADO 19/03
MANHÃ

09H - ABERTURA
09:05 - LOUVOR
09:20 - MARCOS EBERLIN
10:10 - INTERVALO / LIVRARIA
10:40 - RICARDO MARQUES

SÁBADO 19/03
TARDE

15H - ABERTURA
15:10 - MARIANA SÁ
16H - INTERVALO / LIVRARIA
16:30 - GLAUCO BARREIRA FILHO

SÁBADO 19/03
noite

19H - REV. JOSELITO
19:05 - LOUVOR - REV. LUCIANO
19:20 - MESA REDONDA
20:40 - LIVRE / LIVRARIA

Apoiadores

Encontro da Fé Reformada Nordeste

Simpósio Fé e Ciência

logopiprefr21.png
LogoAgnesBRANCA.png
Logo Eccoprime Vetor (Branca).png
LogoNovaCFC_vertical_Branca.png
LOGO ZOE - horizontal White_2x.png
ACBV-Logo-Branca-Transp.png